sexta-feira, 25 de maio de 2012

Textos online: "Anatomy of a Murder" e "Senso"

Análise de Joana Mascarenhas a "Anatomy of a Murder", projectado no dia 24 de Maio 2012:


Anatomy of a Murder (1959) de Otto Preminger é um dos grandes clássicos americanos do drama policial notabilizando-se, entre outros aspectos, por ter uma banda sonora exclusivamente constituída por música Jazz. Várias fontes atribuem a Duke Ellington e Billy Strayhorn a composição de toda a música de Anatomy of a Murder, apesar de na edição discográfica da Columbia Records, a música seja creditada apenas a Duke Ellington, sendo também a sua big band a interpretá-la.

Leia o resto aqui.

Análise de Samuel Vieira a "Senso", projectado no dia 25 de Maio 2012:


VISCONTI E A ÓPERA EM SENSO – SENTIMENTO

“Stendhal quis que sobre o seu túmulo se esculpisse a inscrição ‘adorava Cimarosa, Mozart e Shakespeare’. Também eu queria que se gravasse sobre o meu túmulo: ‘adorava Shakespeare, Tchekov e Verdi’.” Le Table Ronde, 1960.

Com esta declaração, Luchino Visconti (1906 – 76) não só se filia na assimilação literária do gosto stendhaliano do sensionalismo, beleza, requinte e bom gosto no olhar atento do pormenor, como desvela o gosto pela profundidade do teatro da alma humana na assunção da nobreza expressa no tratamento livre de preconceitos e condicionamentos sociais. Só assim se poderá entender a originalidade e surpresa da profusão dos conceitos do seu neo-realismo e neo-romantismo, que, de tão aceites como contestados, dividindo opiniões, ainda fazem correr rios de tinta. Para André Bazin “Visconti procurou e, incontestavelmente, obteve uma síntese paradoxal do realismo e do esteticismo”.

Leia o resto aqui. 

Devido à falta do aluno, a análise a "Shadows" não será publicada.

Sem comentários:

Enviar um comentário